O EBITDA é um importante indicador de desempenho empresarial utilizado pelo mercado financeiro e para avaliação de empresas, permitindo ao investidor analisar quanto a empresa está gerando de caixa. EBITDA é o acrônimo da expressão em inglês Earnings before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, em português Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.

MAS POR QUE É TÃO IMPORTANTE MENSURAR E ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO DO EBITDA EM SUA EMPRESA?

O EBITDA de forma isolada não evidencia a saúde financeira de sua empresa, mas ele demonstra se a operação de forma isolada gera caixa, e se ela é eficiente em comparativo a outras empresas do mesmo ramo. Como para cálculo do indicador são desconsiderados os juros, impostos, depreciação e amortização, ele informa o resultado apenas da operação, demonstrando quanto essa operação é eficiente e produtiva.

Um Prejuízo Contábil nem sempre é acompanhado do EBITDA negativo, mas se ambos são negativos, sua empresa está apresentando problemas que não devem ser ignorados ou procrastinados.

QUANTO VALE A MINHA EMPRESA?

Em muitos momentos você se questionou sobre isso, ou por que estava cogitando a admissão de um novo sócio / investidor, ou diante de uma situação judicial de haveres, ou até mesmo disposto a vende-la, e nesta valorização empírica, você considerou seus imóveis, maquinas e equipamentos, estoques, carteira de clientes, descontando de suas dívidas e obrigações. Mas fique sabendo que para um Valuation simplificado, para se começar uma negociação, é utilizado os múltiplos de EBITDA.

Os múltiplos de EBITDA é o EBITDA apurado em um determinado período multiplicado pelos períodos que o investidor entende como satisfatório para retorno do investimento, ou seja, a sua empresa pode valer muito mais ou muito menos do que você imagina, pois será o considerado como valor da empresa (Valuation) o EBITDA apurado em um período, e será multiplicado por 3, 6, 12, 20 ou até mesmo 30 vezes, mas quem determina isso é o mercado diante da capacidade futura de geração de caixa, sendo assim, seu patrimônio é pouco relevante nesse tipo de avaliação.

E QUAL PAPEL DA ALLIANÇA NESSE CONTEXTO?

Buscaremos a geração de caixa para o maior investidor da sua empresa, VOCÊ!

Desempenharemos um importante papel na sua gestão, ajudando a sua empresa a ajustar suas operações dentro dos padrões para o setor, melhorando o desempenho e eficiência operacional, que resultará numa melhor geração de caixa.
Isso é possível através da implantação orçamentária, processos contábeis precisos e ágeis, participação e aconselhamento no processo decisório, ou seja, implantamos ou redesenhamos a controladoria da sua empresa com baixo custo de implantação/transferência.

Ficamos a sua disposição, agende uma reunião!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu